Terapias Alternativas E Seus Benefícios!

São consideradas alternativas todas aquelas terapias que têm base em filosofias, ciências, culturas que não são abrangidas pela ciência médica tradicional ocidental. São, no entanto, muito populares, pois além de trazer inúmeros benefícios, possuem pouca ou nenhuma contra-indicação.

As terapias alternativas geralmente são fundamentadas em artes ou técnicas milenares de diversas sociedades da antiguidade, principalmente as do oriente, que trazem riqueza de saberes sobre o cuidado com a saúde e sobre as riquezas naturais.

São muitas técnicas terapêuticas conhecidas, então se você quiser saber um pouco mais profundamente sobre algumas acompanhe o texto!

  • Reflexoterapia

Recebe este nome justamente da palavra “reflexo”, pois consiste no estímulo dado em uma região reflexiva. Por isso, esta terapia estuda a relação entre os segmentos do a região trabalhada com o restante do corpo.

A região considerada mais reflexiva no corpo humano são os pés, mas pode ser trabalhada também as mãos, a coluna vertebral, a face e as orelhas.

  • Florais de Bach

Os Florais de Bach é uma terapia alternativa que atua no campo energético vibracional. É um método que foi desenvolvido pelo Dr. Edward Bach e tiveram seu efeito reconhecido em 1976.

Segundo Dr. Edward Bach, todas as flores têm em seu estado natural uma vibração energética, sintonizada com as energias universais e telúricas. O ser humano dentro da sua natureza essencial, também faz parte da Terra, e capta como uma antena, as energias cósmicas. Porém como passar dos anos ele vai perdendo esse estado de pureza, criando cascas, e maltratando suas emoções. Adquire vícios comportamentais, pensamentos e sentimentos estressantes.

Os Florais auxiliam na remoção dessas “cascas”, para então revelar o nosso estado puro, divino. Atuam sobre os nossos chakras que estão bloqueados, transmitindo o padrão vibratório ideal para a harmonização com o todo.

  • Reiki: terapia alternativa holística

O Reiki é uma terapia alternativa, mas na verdade é uma técnica complementar que pode somar-se a qualquer terapia. A sua história escrita se inicia nos anos de 1800, porém já era um conhecimento antigo por se tratar de energia universal. O budista Dr. Mikao Usui foi quem redescobriu esta energia e a chamou de Reiki.

O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse.

A palavra Reiki é de origem japonesa, sendo que Rei significa universal e refere-se à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias.

Sua prática é baseada em toques suaves em pontos de conversão de energia, desfazendo os bloqueios energético nos meridianos do corpo. Promovendo um intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico.

É válido ressaltar que o Reiki não é uma religião ou dogma, ele permite entrar em equilíbrio como espírito, mas não promove experiências religiosas. Pode ser praticado por qualquer pessoa, pois todos possuímos a energia vital, só é preciso receber a sintonização e iniciação, por um mestre habilitado e usá-la.

  • Yoga

O Yoga também e uma prática milenar, desenvolvida nas primeiras civilizações humanas. Se baseia na busca pelo equilíbrio e controle das emoções, do corpo e da mente em integração com o universo.

Sua pratica envolve a força, o equilíbrio, flexibilidade, postura, relaxamento, respiração, estilo de vida saudável, estudos e muito mais!

  • Meditação

A meditação é uma das terapias alternativas mais conhecidas, inclusive está dentre as mais buscadas em conteúdos online, existem milhares de músicas de meditação disponíveis em diversos sites.

Mas o que muita gente não sabe é o significado de meditação, na verdade é muito simples. Você notou que a palavra meditação se inicia com “medi” assim como medicina? Isso não é uma coincidência, ambos os prefixos se referem ao termo “cuidar”, assim, meditar significa cuidar, tratar.

É um conjunto de técnicas de treinamento da atenção, concentração e foco. Está muito relacionada ao budismo, pois é uma prática comum entre os monges.

Os benefícios da meditação estão em ampliar a consciência, abrir a mente, controlar as más energias de pensamentos negativos, conduzir os pensamentos para um foco. Assim, esta terapia contribui de forma complementar com o tratamento da depressão, ansiedade, medos, insônia, disfunções gastrointestinais, entre outros.

Então para concluir,

Entre estes exemplos de terapias alternativas existem muitas outras também muito interessantes e repletas de benefícios. Com tanta diversidade fica mais fácil encontrar uma terapia da qual gostamos mais, portanto, assim que descobrir a de sua preferência, coloque em prática e com certeza você só perceberá vantagem!

Qual é a sua opinião sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo que vou adorar ler e conhecer você!

Simone Ferreira
Coach Terapêutico 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *