Conheça 5 Terapias Alternativas Para Atrair Saúde E Bem-Estar

A palavra “terapia” vem do grego “therapeía”, cujo significado etimológico é tratar, cuidar. Por isso existem diversos métodos de tratamento que recebem o nome terapia de alguma coisa, este segundo nome é direcionado ao que tal tratamento tem de especial, o que o diferencia, em que é baseado.

Uma terapia alternativa é um tipo de tratamento caracterizado por métodos, estudos e pensamentos diferentes dos convencionais. Se você quer saber mais sobre terapias alternativas, bem como conhecer 5 exemplos destas terapias que podem te ajudar a atrair saúde e bem estar, então vem comigo neste texto…

  1. Musicoterapia

    A música está entre as artes mais presentes no nosso dia-a-dia, no entanto, não são todas as notas, melodias e ritmos que têm capacidade terapêutica. Estamos acostumados a ouvir músicas para dançarmos, cantarmos e nos divertir. E é claro que também são muito válidas, pois auxiliam no humor.

    Mas a musicoterapia consiste no estudo da música como uma ferramenta terapêutica, de forma que para alcançar os efeitos de terapia, e preciso saber utilizar as notas, as ondas e as sinergias, pois estes princípios da música têm a capacidade de interagir com o sistema límbico – responsável pela captação sensorial do meio externo ao meio interno – e assim, promover diversas alterações químicas, físicas e energéticas.

  2. Ayurveda 

    Esta é uma palavra escrita em sânscrito, de origem indiana, assim como a origem desta filosofia médica chamada Ayurveda, que é até hoje a medicina oficial da índia e considerada a medicina mais antiga de toda a humanidade, pois se estima que seu surgimento foi há cerca de sete mil anos atrás. Dessa forma, só é considerada como terapia alternativa  no ocidente.

    “Ayur” significa vida e “veda” significa ciência, assim, é entendida como a Ciência da Vida e baseia-se na busca pelo equilíbrio entre a mente, o corpo e a alma, cujos objetivos são de prevenção e de cura.

    A principal crença da ayurveda é de que tudo no universo, inclusive o organismo humano, é composto por cinco elementos básicos, também chamados de Panchama-habhutas, veja abaixo quais são eles:

    • Alaska (espaço ou éter)
    • Vayu (ar)
    • Agni (fogo)
    • Jala ou Ap (água)
    • Prithvi: (terra)

    Assim, as combinações entre os elementos formam a diversidade de texturas, sabores, aromas, cores, humores, força, etc.

  3. Florais de Bach

    Florais é uma terapia alternativa também conhecida como Florais de Bach, pois recebe o nome de seu criador, o inglês Edward Bach. Esta terapia é caracterizada pelo uso das essências florais, com a finalidade de combater o estresse, aliviar tensões, tratar depressão, ansiedade, fobias, enfim.

    O método de uso é via oral, pingar 4 gotas, podendo ser diluídos em água, suco ou chás ou  diretamente sobre a língua, respire profundamente com os lábios entreabertos, para permitir que as vibrações dos florais preencham os pulmões durante a inalação.Segure o fôlego por alguns segundos e engula. Deve ser administrado 4 vezes ao dia, ou mais vezes,conforme a necessidade

  4. Cristaloterapia

    Como o próprio nome sugere, trata-se de uma terapia alternativa cujo elemento principal são os cristais, que são capazes de realizar o alinhamento dos chakras através da propriedade de absorver e transmitir vibrações através de ondas.

    Pode-se utilizar os cristais para amplificar, armazenar, transformar, concentrar ou reproduzir campos vibratórios, uma vez que ele harmoniza sua frequência de vibração com outras ao seu redor.

    Essa terapia pode modificar pensamentos e sentimentos negativos em positivos;

    Pode intensificar o nosso poder de intenção, concentração, visualização e meditação;

    Pode equilibrar o nível de energia em nossos corpos;

    Pode auxiliar na limpeza energética do ambiente junto as energias negativa;

    Veja abaixo – Preparei uma lista de pedras que ajudam a atrair saúde e bem-estar:

    • Ametista.
    • Coral;
    • Turmalina;
    • Amestina;
    • Fluorita;
    • Ônix;
    • Quartzo;
  5. Aromaterapia

    Os óleos essenciais são encontrados nas folhas, nas flores, nas casca ou nas raízes, ou ainda na polpa ou cascas das frutas, pode ser considerado a alma da planta. Tem ação terapêutico agindo sobre o campo físico, mental e emocional, sendo também denominada como terapia alternativa.

    Podemos utilizar os óleos essenciais em diversas formas de aplicação, massagem, banhos, inalações, cremes relaxantes.

Existem diversas terapias alternativas, cada qual com sua especialidade em metodologia, pensamentos e técnicas. As cinco que eu listei para você estão entre as mais procuradas hoje em dia, escolha as que você mais se identifica e comece logo a perceber os benefícios.

Quer saber mais dicas sobre esse tema? Então fique de olho no blog e confira outros assuntos relacionados.

Simone Ferreira
Coach Terapêutico 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *